Doenças do peito seco em aves. O que é e como prevenir?

 

 

Se você é dono de aves, deve estar ciente de que elas podem ficar doentes e precisam de cuidados especiais. Uma das doenças que podem afetar as aves é a doença do peito seco, que é uma condição respiratória que pode ser grave se não tratada adequadamente. Neste artigo, vamos discutir sobre como tratar a doença do peito seco nas aves.

 

O que é a doença do peito seco?

A doença do peito seco é uma condição respiratória que afeta principalmente as aves. Ela é causada por uma infecção que pode ser por um protozoário, bactéria, fungos como também por vírus que afeta as vias aéreas da ave, causando inflamação e acúmulo de fluidos no peito da ave. Isso pode levar a problemas respiratórios graves e até mesmo à morte se não for tratada adequadamente.

 

Sintomas da doença do peito seco nas aves

Os sintomas da doença do peito seco nas aves incluem:

- Falta de ar ou dificuldade em respirar

- Respiração rápida ou ofegante

- Inquietação

- Perda de apetite

- Aumento da sede

- Prostração

- Letargia

- Pena arrepiada

- Tosse

O emagrecimento com exposição do osso da quilha no peito, é um dos sintomas bastante evidentes, tal sintoma, derivou popularmente o nome da doença do peito seco.

Tratamento da doença do peito seco nas aves

O tratamento da doença do peito seco nas aves depende da causa subjacente da condição, geralmente, os veterinários prescrevem coccidiostáticos, antibióticos, antifúngicos ou antivirais para tratar a infecção. Além disso, é importante manter a ave aquecida e bem-hidratada, oferecendo água fresca e limpa regularmente. Para ajudar a aliviar os sintomas respiratórios da ave, é possível administrar medicamentos broncodilatadores e anti-inflamatórios prescritos pelo veterinário. Além disso, é importante manter a ave em um ambiente calmo e livre de estresse, para que ela possa se recuperar mais rapidamente. Uma fonte rica e diversificada de alimento é importante para sua recuperação. Premix ajudam a fortalecer o sistema imunológico combatendo a doença e recuperando a ave.

 

Prevenção da doença do peito seco nas aves

Para prevenir a doença do peito seco nas aves, é importante manter a higiene do ambiente em que elas vivem. Limpe regularmente as gaiolas e troque a água diariamente para evitar a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, mantenha a ave em um ambiente livre de correntes de ar e evite o contato com outras aves doentes. A doença do peito seco é uma condição respiratória grave que pode afetar as aves. É importante estar ciente dos sintomas e procurar atendimento veterinário imediatamente se você suspeitar que sua ave esteja sofrendo dessa condição. Com o tratamento adequado e cuidados preventivos, a maioria das aves com doença do peito seco podem se recuperar completamente e voltar a ter uma vida saudável e feliz.

Rodrigo Z. Damiano
18/06/2023
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Território Pet Store Ltda - CNPJ: 37.626.984/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade